Maria Cristina Corrêa de Carvalho Junqueira

mariacristina_2

E-mailmcjunqueira@vbso.com.br
Telefone: +55 (11) 3043-4924
Área de atuação: Resolução de Conflitos Empresariais: Contencioso administrativo e judicial, Arbitragem, Mediação e Dispute Board.

Formação acadêmica:
Bacharel em Direito, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo – PUC-SP, 1990.
Capacitada para atuar como Membro de Dispute Boards. Treinamento promovido pela Dispute Resolution Board Foundation (DRBF) em parceria com a Câmara de Conciliação, Mediação e Arbitragem CIESP/FIESP.

Experiência:

Cível. Elaboração de pareceres, estudos, análises e respostas a consultas, visando à prevenção de procedimentos judiciais; análise e avaliação de riscos e responsabilidades contratuais e extracontratuais; orientação e auxílio na definição estratégica de estruturação de negócios e contratos; análise preventiva ou preparatória de ações judiciais, procedimentos administrativos, licitação, mediação e arbitragem.

Arbitragem e Mediação. Advogada em diversas arbitragens domésticas administradas pela CAM-CCBC, CMA-CIESP/FIESP e CBMA. Advogada em ações judiciais relacionadas à validade e execução de cláusulas compromissórias e sentenças arbitrais, assim como em homologações de sentenças arbitrais estrangeiras. Elaboração de opiniões legais em direito civil e arbitragem, negociação de cláusulas compromissórias. Advogada em procedimentos de Mediação.

Contencioso Cível. Representação e acompanhamento processual em procedimentos judiciais perante todos os juízos e tribunais da justiça estadual, federal, STJ, STF, tribunais de pequenas causas, procons e ministério público; representação em procedimentos judiciais e legais em todas as áreas do direito (divergências societárias, indenizações por atos ilícitos, relações de consumo, meio ambiente, propriedade intelectual, ações populares e de improbidade administrativa, inquéritos e ações civis públicas, execução e habilitação de crédito em falências e concordatas, posse e propriedade de imóveis, dentre outros).

Auditorias legais. Realizou diversas auditorias jurídicas especialmente na área de contencioso cível e administrativo, compreendendo, seu trabalho, na constatação e descrição da situação jurídica dos processos em que as empresas estavam envolvidas, apontando eventuais pontos críticos que poderiam existir.

Privatizações. Intensa participação no aconselhamento do Governo Federal e de compradores particulares no processo de privatização de empresas estatais entre os anos de 1996/2002.

Societário. Atuação em fusões, aquisições e dissoluções de sociedades.

CESA (Centro de Estudos das Sociedades de Advogados). Nos anos de 2000, 2001 e 2002 foi integrante do Comitê do Poder Judiciário.

Prêmios e reconhecimento:
Chambers and Partners (Latin America e Global) em Dispute Resolution desde 2008.
Legal 500
Latin Lawyer 250
Best Lawyers
Leaders League

Idiomas: português e inglês