CRISE ECONÔMICA NA PANDEMIA GERA AUMENTO EXPRESSIVO NO NÚMERO DE MEDIAÇÕES

CRISE ECONÔMICA NA PANDEMIA GERA AUMENTO EXPRESSIVO NO NÚMERO DE MEDIAÇÕES

O cenário pandêmico trouxe diversas alterações para os meios de solução de controvérsias. Com a crise econômica instaurada, as empresas viram a necessidade de estabelecer soluções mais rápidas e consensuais para seus conflitos. Neste contexto, procedimentos de mediação, que possibilitam a construção de soluções conjuntas entre as partes em conflito, sem a imposição de decisões por parte de um terceiro julgador, cresceram significativamente câmaras de resolução de conflitos.

Segundo dados da Câmara de Conciliação, Mediação e Arbitragem do Centro e da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (CIESP/FIESP), houve um aumento de 486% nas mediações neste ano em relação a 2020. Outras Câmaras, como a Câmara de Comércio Brasil-Canadá (CAM-CCBC), também informaram um aumento expressivo nas mediações, com procedimentos que envolvem o valor total de R$ 411 milhões (fonte: https://valor.globo.com/legislacao/noticia/2021/10/27/crise-economica-eleva-numero-de-mediacoes-entre-empresas.ghtml).

Este aumento é bastante positivo, tendo em vista que a mediação é um dos procedimentos mais eficientes na área de resolução de controvérsias. As soluções atingidas nesses processos, por serem consensuais e construídas pelas partes, são alcançadas com maior rapidez e tendem a ser cumpridas espontaneamente pelos envolvidos – vantagens que nem sempre são observadas nas causas levadas ao Poder Judiciário ou à arbitragem, nas quais o julgamento é imposto por um terceiro.

O setor de Resolução de Conflitos Empresariais do VBSO está disponível para esclarecer quaisquer dúvidas a respeito da mediação e seus benefícios.